segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Gabriel Garcia Marquez

"A nostalgia, como sempre havia apagado as lembranças ruins e aperfeiçoado as boas. Ninguém se salvará de seus estragos."


Lido no livro "Viver para contar"

Escrito por Gabriel Garcia Maquez



É impressionante como sentir o passado perto: seu cheiro, seu som, seu gosto. . .trazem esse nostalgia vigorosa, que faz as pessoas esquecerem os ruins momentos e na suas cabeças criarem uma lembrança boa enorme.



Então depois, o que era nostalgia se transforma em presente confuso . . .



Ah, uma enchente. . .e quem se salvará??? Quem me salvará???

Sem Mais

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

ESCREVENDO...



"Não me lembro mais onde foi o começo, foi por assim dizer escrito todo ao mesmo tempo. Tudo estava ali, ou devia estar, como no espaço-temporal de um piano aberto, nas teclas simultâneas do piano. Escrevi procurando com muita atenção o que se estava organizando em mim e que só depois da quinta paciente cópia é que passei a perceber. Meu receio era de que, por impaciência com a lentidão que tenho em me compreender, eu estivesse apressando antes da hora um sentido. Tinha a impressão de que, mais tempo eu me desse, e a história diria sem convulsão o que ela precisava dizer. Cada vez mais acho tudo uma questão de paciência, de amor criando paciência, de paciência criando amor."

EClara Ice LISPECTOR,




-... eu me lembro do começo, mas definitivamente não consigo imaginar um desfecho... apropriado.


Paciência


E é isso só.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Holanda & Sabino


"A diferença do amor, que extravasa a toda hora, a amizade precisa ter seus diques."

Lido no livro "Budapeste",

escrito por Francisco Buarque de Holanda

Não gosto quando não concordo com a frase, mas sei que no fundo ela está com a razão.

O amor extravasa, cai, sobra. . .derrama, expande . . .então escoa.

A amizade precisa ter barreiras, algo que segure suas águas correntes, que às vezes vêm muito avassaladoras.

Onde começa a amizade e termina amor? Onde começa o amor e termina amizade? Quando sabemos quando não é amor e é amizade? A onde vamos ler que por medo do amor, não se tem amizade?

Dúvidas sobre o coração são constantes:

"- Você que é músico de verdade, vai dizer aqui uma última palavra: a bateria é ou não instrumento de música?

- Piano é instrumento de percussão ou de corda?

Mas o violinista triste não queria saber de nada, muito menos de conversa fiada de botequim. Largou-nos um olhar desconsolado, soltou um suspiro que era um mugido tristissimo, ergueu-se, levando o cálice ao peito.

- E o coração . . . É instrumento de sopro ou percussão?"

Lido no conto "O coração do violinista"

escrito por Fernando Sabino


Minha opinião, é que ele seja de sopro e que oscila dependendo da força de quem está tocando.

Sem mais.